Tickets to PM – Pegue o seu

Tickets de projetos para uma vida melhor !!!

Tickets_Logo

Identificar o resultado é uma questão de afinação, onde todos os membros devem tocar em um mesmo tom, caso contrario a melodia transforma-se em ruído.

A diferença entre uma linda composição, melodia ou sinfonia, é a afinação e a sequência lógica dos instrumentos. Sem ela, os mesmos instrumentos que foram preparados para fazer esse processo, produzem um ruído sem igual. Mas como fazer que todos toquem no mesmo tom? Através da composição da sinfonia. Cada instrumento deve seguir uma partitura própria separados em cordas, metais, percussão. Ou seja crie grupos, defina métodos, escolha local e defina um maestro, um regente da sinfonia. Talvez você seja apenas alguém que fez o arranjo, afinou os instrumentos ou simplesmente limpou o local, não se preocupe com o que você fez, saiba apenas que fez parte do show. A execução de tudo o que foi iniciado e preparado, planejado e executado, só faz sentido se todos que participaram tiveram uma afinação tanto quanto exigido pelo projeto. Os resultados serão lindas melodias ao invés de ruídos. Mas nada disso será possível sem dedicação, horas de trabalho e um bom ouvido. Ouça, ouça e ouça.

Independente se o ruído é provocado por um único instrumento ou uma orquestra inteira, para você corrigir a afinação, você tem que ouvir todos, mas cada um individualmente. Seja o regente da orquestra do seu projeto, seja o regente da sua vida.

Marcelo M Granado
PMPROJECT CEU | CHIEF EXPERT UNIQUE

A boa execução de um prato, do mais simples ao mais sofisticado, não está só na receita, mas em um bom “mise en place”, uma boa preparação.

Os franceses são os chefs quando se trata de culinária. Não é a toa que todas as cozinhas, dos mais sofisticados restaurantes do mundo, seguem a hierarquia da culinária francesa. E inspirado nessa culinária, um dos processos que transformam os pratos franceses em premiada gastronomia é o mise en place, algo como “por em ordem” ou “dispor de forma organizada”.

O mise en place é a preparação onde todos os ingredientes, utensílios e o que mais for necessário para preparo de um prato, estão dispostos em um único local para facilitar o processo de execução. E o sucesso do prato depende de medidas precisas, sequencia lógica, e uma dedicação de quem o realiza. Assim deve ser em projeto.

Um bom preparo, um mise en place adequqado, é com certeza uma receita de sucesso para o projeto.

Marcelo M Granado
PMPROJECT CEU | CHIEF EXPERT UNIQUE

A tendência dos corpos, quando nenhuma força é exercida sobre eles, é permanecer em seu estado natural, ou seja, repouso ou movimento retilíneo e uniforme.

1ª Lei de Newton

Se você não fizer nada, continuar andando no mesmo ritmo ou parado onde está, segundo Newton, você realmente não vai sair do lugar. Isso não é motivação, é Física.

Então o que você está fazendo que ainda não começou se mexer. Não sabe para onde ir? Ande e caminhe, corra, faça qualquer coisa, mas saia do lugar. O que te faz correr é a vontade de levantar, a corrida já é um segundo impulso. Tome atitude e levante-se, isso não é um convite nem um ticket, é uma ordem!

Quem vai tirar você da situação em que se encontra no projeto ou na vida, é você. Que os outros te acompanhem, e corram atrás de você.

Marcelo M Granado
PMPROJECT CEU | CHIEF EXPERT UNIQUE

Antes de mirar no alvo é preciso defini-lo, estuda-lo e identifica-lo.

Em competições onde o alvo é o objetivo, como dardos, arco e flecha e tiro ao alvo, o mais importante passo a ser dado é ajustar a mira.

Uma boa mira leva não só a bons pontos, como pode te levar a acertar o centro do alvo. Mas como escolher qual a melhor mira?
Escolha qual caminho quer seguir, teste os caminhos, mire no alvo e veja se a sua mira está boa.

Caso não tenha o resultado que se espera, mude o caminho, ajuste novamente a mira e teste novamente o alvo.

Ao escolher um objetivo, um alvo, não foque só nele, mas em tudo o que precisa para acertá-lo.

O que separa você e o acerto do seu alvo, não é o tempo, não é a distância, não é uma boa pontaria, mas o treino que te leva a prática e a assertividade.

Marcelo M Granado
PMPROJECT CEU | CHIEF EXPERT UNIQUE

Uma visão geral sobre como são os projetos, uma visão para o futuro de como serão as empresas.

Muito se fala sobre inovação, alta tecnologia, inteligência artificial, respostas rápidas para perguntas mais rápidas ainda.

Perguntas complexas como “de onde viemos” e “qual o sentido da vida” já deixam de ser tão difíceis de responder se compararmos com as questões “para onde vamos”. Para projetar o futuro dos projetos ou das organizações, sempre recorremos ao passado para olhar a origens.

Qual o motivo? Simples, conhecer a nossa base.

Assim como as construções, projetamos primeiro a arquitetura e por último as fundações, ao executarmos, esses extremos se invertem, os últimos serão os primeiros e os primeiros serão os últimos.

Assim funciona a visão de futuro. Um alvo a ser atingido é a base para o início da visão. Após a sua definição, começam os trabalhos até chegar nos dias atuais. Muitas vezes chegaremos a conclusão que deveríamos ter começado anos ou décadas antes para atingirmos nossa visão.

Talvez você esteja equivocado. O crescimento nunca foi tão exponencial como hoje. Talvez a sua curva de crescimento seja muito maior do que você espera. Talvez você não esteja preparado para absorvê-la. O pensamento humano não acompanha a tecnologia em todos os aspectos e cada vez a nossa visão fica mais turva. Mas tem uma solução: foco. Olhe para onde você quer chegar. Assim como um metro não vai até a estação final, mas para em cada estação antes de chegar ao fim.

Faça você também, chegue! Mire no final, mas avance um ponto de cada vez.

Marcelo M Granado
PMPROJECT CEU | CHIEF EXPERT UNIQUE

“Tudo tem um lado bom” parece otimista demais, mas saiba, tudo tem um lado.

Uma montanha pela frente, um objetivo te motiva, uma conquista te espera, mas longo vem a desventura ao invés da aventura.

Quando se planeja chegar ao topo da montanha, por mais que e o treino seja árduo, o ambiente real nunca é igual ao ambiente de testes.

Os ventos, o frio, a fome tudo parece fazer você desistir. Mas a vontade chegar fala mais alto, o desejo de dizer eu venci é mais forte.

As vezes não. Se não tiver algo, um porquê chegar.

Muitos de nós não buscamos desafios assim pois não temos motivos para subir e nem muito menos estar no alto.

É preciso que algo aconteça, geralmente trágico ou com efeito trágico, para que me faça despertar para sair do lugar.

E se você soubesse que não precisa ter um choque para poder despertar? Então acorde e suba a montanha, pois chegar no alto começa por baixo.

Marcelo M Granado
PMPROJECT CEU | CHIEF EXPERT UNIQUE

A previsibilidade é um dom dado a poucos e aprendido pelos gerentes de projetos.

Um olhar para um evento futuro, algo que necessita de previsão, visão anterior, olhar o antes como se o depois já fosse realidade.

Quando preparamos um mega evento ou grandes feiras com uma multidão de recursos, itens a preparar e um público maior ainda, necessitamos de uma enorme carga de  planejamento.

O que mais precisamos é dispor da sensação de estar presente em algo futuro. Olhar com os olhos daqueles que passaram pelas portas do local, olharam cada detalhe e dirão:

“Esse evento é um sucesso”.

Como realiza-lo? A colaboração de todos é a reposta. Os olhares de todos são importantes. Partindo da equipe da limpeza ao show do evento, todos devem participar com as suas opiniões.
Isso transformará algo desconhecido em algo realizável.


Marcelo M Granado
PMPROJECT CEU | CHIEF EXPERT UNIQUE

Não decidir seguir um caminho é pior que seguir um caminho errado.

A falta de decisão é um dos maiores pesadelos de quem está no comando ou quem está sendo comandado. A indecisão causa estresse, dúvida, medo, angústia e provoca pânico. Uma decisão errada pode ser revertida. Mas decisão nenhuma, não há o que fazer. Tome uma atitude, decida. Avalie, pense, discuta então decida.
Não precisa ser no ímpeto, nem precisa ser inspirada por uma emoção. Mas precisa ser tomada a decisão. Não fazer nada é uma decisão também.
Mas ela só passa a ser decisão quando você informa as partes interessadas que não irá fazer nada.
Decida qual o caminho, se não der certo pegue o primeiro retorno e volte, ao menos sabe qual o caminho não seguir.

O único caminho que não tem volta é a vida. Nasceu tem que morrer um dia, o resto, cabe você avaliar.


Marcelo M Granado
PMPROJECT CEU | CHIEF EXPERT UNIQUE

Seguir um processo é uma atitude que só depende de você.

As empresas criam processos para poder estabelecer um sistema. Um sistema é um conjunto de elementos organizados, sejam eles concretos ou abstratos.

As leis de trânsito criam um sistema, mas às vezes são ignoradas. A faixa de pedestres é um ativo de processo desse sistema.

Através dela, todo o fluxo de pessoas fica direcionado a um único local. Se você observar na foto, os carros não estão circulando, por que as pessoas não atravessam?

Porque o sinal está vermelho. É um processo e deve ser seguido. Isso cria ordem, elimina o caos e gera algo importante, um ativo de processo válido.

Quantos ativos de processos em nossa organização não são meros pedaços de papel ou arquivos desnecessários.

Quer mudar algo na sua empresa? Mude você, talvez os processos não precisem de revisão, mas a cultura sim.


Marcelo M Granado

PMPROJECT CEU | CHIEF EXPERT UNIQUE

A  organização não só possibilita a interpretação da matéria, mas transforma o caos em processo.

A ordem das coisas parece não influenciar na execução de um projeto, mas influência na percepção dele pelos outros.

Olhar algo em desordem, leva a uma noção de bagunça, mesmo que seja a famosa expressão “essa é uma bagunça organizada,  pois eu me entendo”.

Quando trabalhamos com projetos, não basta você entender, outros tem que entender junto com você. O cliente, os membros da equipe, o patrocinador, os gerentes funcionais e todos as demais partes interessadas.

A ordem possibilita a inclusão. Mesmo uma pessoa que acabou de entrar no projeto, consegue assimilar o seu conteúdo, quando existe uma ordem.
Enfim organizar não é colocar em uma sequência lógica para que você entenda. É colocar em uma visão global para que todos possam compreender.


Marcelo M Granado

PMPROJECT CEU | CHIEF EXPERT UNIQUE

Olhar de novo não é olhar duas vezes, é expandir a visão, é ter foco.

Em um mundo onde a velocidade dos processos e métodos é uma realidade e uma questão de sobrevivência, não sobra tempo para o 2º olhar para um mesmo tema.

As múltiplas atividades não só se expandem, como também se confundem. E a revisão, algo em decadência nos dias de hoje, um olhar sobre um mesmo tema, uma releitura, não só permite encontrar e corrigir erros, mas provoca uma reflexão. Releia um e-mail, um documento, um contrato, mas com outro olhar, uma outra abordagem. Releia a vida, releia o seu dia, releia as outras pessoas, Releia você. Tenha foco, desligue tudo a sua volta e por um curto período de tempo dedique apenas a essa atividade.

Você vai sentir-se realizado. A sensação de missão cumprida será sua companhia, experimente!


Marcelo M Granado

PMPROJECT CEU | CHIEF EXPERT UNIQUE

Há um tempo para cada coisa

Nada tão verdadeiro, nada tão atual e nada tão aplicável a projetos. Muitas vezes dedicamos a maior parte do tempo para não perder tempo.
Parece algo contraditório, mas é verdadeiro. Usamos o esforço, quantidade de horas disponíveis no projeto, para executar uma atividade, para conter o tempo.
Outras vezes utilizamos e negligenciamos os prazos, um intervalo de tempo com início e, com certeza,um fim.
Definições a parte, o mais importante de tudo, TEMPO É UMA RESTRIÇÃO INFLEXÍVEL. Suas variáveis ou formas de medi-lo podem ser avaliadas, nunca alteradas. Um dia, por mais que você se esforce, terá 24 horas de duração. As nossas atividades sim, podem ser estendidas, mas são limitadas a 24 horas por dia. Por maiores e melhores que sejam suas habilidades, você não consegue adicionar 1 segundo ao seu dia ou sua vida.
Então use melhor o seu tempo, pois perda de tempo é uma metáfora, o verdadeiro tempo, não passa, nós passamos por ele.


Marcelo M Granado

PMPROJECT CEU | CHIEF EXPERT UNIQUE

O primeiro passo não é o mais importante, mas acreditar que se pode andar

A maior motivação de uma pessoa não está na crença sobre os outros, mas sobre ela mesma.
O famoso “reinventar-se” nada mais é do que olhar para algo dentro de si mesmo e acreditar que você precisa mudar. Ao olhar para muitos processos e não identificar por onde começar, apenas comece. Inicie e acredite que vai terminar. Para andar não é preciso correr, é preciso decidir levantar.


Marcelo M Granado

PMPROJECT CEU | CHIEF EXPERT UNIQUE

O projeto é parte de algo maior, muito maior

O projeto não é o todo, mas uma parte dele. Ele pertence a um todo, maior, algo concreto e estruturado, como um portfólio ou programa, ou subjetivo e intangível, um desejo ou sonho. O projeto deve ser observado do lado de fora, como as outras partes do todo o veem, seja o cliente, o patrocinador, ou a própria pessoa em um projeto pessoal. Assim o dono do todo pode escolher o que fazer com o seu projeto, lembre-se disso. Não importa quão grande seja seu projeto, quem o comporta é muito maior do que ele.


Marcelo M Granado

PMPROJECT CEU | CHIEF EXPERT UNIQUE

Confiar é preciso e falar a verdade é o caminho

Quando unimos a equipe do projeto e apresentamos a situação real, colocamos em prática a efetiva comunicação. A partir desse processo, saberemos quais são os verdadeiros desafios do projeto. Muitas vezes, os verdadeiros desafios, não são prazos apertados, ou alterações frequentes de escopo. Eles são simples, mas o desconhecimento, por parte da equipe, não saber como realmente está o projeto em todas as suas interfaces, traz mais problemas que soluções. Confie na sua equipe!


Marcelo M Granado

PMPROJECT CEU | CHIEF EXPERT UNIQUE

Celebrai a entrega com alegria

Quando “celebramos um contrato” fazemos uma realização solene, que significa: ESPLENDOR. Então, lembre-se como é esplendoroso ter um contrato, realizar um trabalho, fazer uma entrega. Alegre-se em ter realizado uma entrega, com um gesto solene, esplendoroso, simplesmente pelo fato do cliente ter escolhido você e sua equipe.


Marcelo M Granado

PMPROJECT CEU | CHIEF EXPERT UNIQUE

Como você quer escrever o seu escopo hoje.

No projeto da vida, não há uma só página já escrita. É sempre um planejamento por ondas sucessivas, onde cada dia tem uma página em branco. Você pode preenchê-la com o que quiser.
Reveja suas prioridades, talvez esteja planejando muito o amanhã, vivendo no ontem e esquecendo o momento atual e, lembre-se, não é por acaso que ele se chama PRESENTE.


Marcelo M Granado

PMPROJECT CEU | CHIEF EXPERT UNIQUE

Conhece-te a ti mesmo.

O verbo conhecer significa “tomar ou ter consciência de algo ou alguém”. Conhecer a si mesmo, quer dizer, tomar consciência da sua existência. Você não conseguirá ser alguém no futuro se não sabe quem você é hoje.


Marcelo M Granado

PMPROJECT CEU | CHIEF EXPERT UNIQUE

Receba seu ticket diário

Coloque seu e-mail para receber sua atualização para cada novo publicado.
Nos comprometemos a não utilizar seu e-mail para qualquer outro objetivo, campanha ou processo.
Fique tranquilo aqui você está entre amigos.

Junte-se a 1.396 outros assinantes

Deixe um comentário