*20/06/2018 – Tema: CONHECIMENTO – Um toque de conhecimento
E ai amigos do #TaptoPM.
Dicas de sucesso na palma da mão com o PM – Project Manager.
Bem vindos ao nosso novo canal da PMProject ECMTK o TAP TO PM.
Criamos este canal para poder falar, de forma bem descontraída e bem humorada ou séria e dedicada, tanto faz, queremos é falar de projetos.
Criamos os 3Ts para o PM. O Tap to PM(Dicas de sucesso na palma da mão), Tickets to PM (Todo dia um novo ticket, pegue o seu) e o Talk to PM (Vamos falar de projetos), criamos as oportunidades para conversar de vários temas ligados a projetos, não só gerenciamento, mas tudo que possa envolver ou se relacionar com um projeto.
Pode ser um projeto corporativo de mudança estratégica ou um projeto de engenharia complexo. Pode ser um projeto de faculdade ou ainda o projeto para ampliar a família, quer projeto mais lindo! Enfim não importa o tipo de projeto, mas a nossa abordagem. Nossa visão está ligada a visão holística de projetos, olhamos o todo e não só uma parte. Filosofia e psicologia, religião e espiritualidade, ferramentas e técnicas, processos e métodos, vale tudo.
Vamos observar o ambiente de trabalho, as boas práticas na visão do individuo PM – Project Manager.
E todos os canais estarão conectados e integrados na nossa metodologia MPMP para Gestão Integrada que vai da Organização a Produção, do Portfólio ao Projeto.
Mas chega de falação e vamos lá.
Todo dia um novo tema, todo tema uma nova dica na palma da mão. Antes de iniciarmos o tema de hoje, vamos as origens? Por que Tap to PM?
Tap na tradução literal e coloquial do inglês significa torneira. Mas na linguagem do dia a dia, na gíria americana, tap significa dar um toque. Fomos buscar na origem do High Five, aquela batida de mão quando conquistamos algo ou no sentido de estamos juntos no desafio.
O High Five tem uma origem de improviso pelo americano Glenn Burke, jogador de baseball. Glen, após um home run, viu o colega de equipe Dusty Baker com o braço levantado então fez o primeiro High Five da história. Em entrevista ele confirmou que naquela hora, achou que era a coisa certa para fazer.
E esse gesto nos inspirou pois, nosso conteúdo é o que achamos certo nesse momento. E colocar na palma da mão significa:
Doação
Disponibilização
Compartilhamento.
Acreditamos que quando compartilhamos, fica um pedaço de nós em cada um que recebe uma mensagem. Mais ainda, como diz a música: fica sempre, um gosto perfume, nas mãos que oferecem rosas, nas mãos que sabem ser generosas. De autoria da mineirinha irmã Judite Junqueira Vilela, de Ituiutaba MG. Então vamos usar a metáfora, fica sempre um pouco do conhecimento quando distribuímos e compartilhamos esse conhecimento.
E com o intuito de parecer cada vez mais uma celebração ao invés de um curso, vamos lá, toca aqui e vamos dar as mãos para esse conhecimento. Outra vertente do High Five, quando chamamos alguém em inglês para realizar um High Five, a expressão é, Give me a five, ou me dê os 5, uma referência aos 5 dedos das mãos.
Usando essa referência vamos deixar ao final de cada Tap to PM, 5 dicas, as Five Taps. São dicas de projetos, de gestão, de empreendedorismo, de vida e de tudo mais que é bom conhecer.
Vamos lá então pessoal para o nosso 1º Tap to PM. Toca aqui e bora lá!!!
O nosso Tap de hoje, nada mais justo começar com a base de tudo: CONHECIMENTO. No nosso Talk de hoje, falamos sobre troca de experiências em projetos, família, dia-a-dia e como as pessoas são importantes. O conhecimento das fontes não é nada comparado ao conhecimento das pessoas. Para ouvi-lo na íntegra, acesse o link que está aparecendo aqui em baixo no vídeo ou pelo site: https://www.pmproject.com.br/knowledge/talktopm.
Já o nosso Ticket de hoje vem com a celebre citação filosófica, conhece-te a ti mesmo. Algo para tomar consciência antes de tomar o conhecimento. Para pegar o seu ticket, acesse o link que está aparecendo aqui em baixo no vídeo ou pelo site: https://www.pmproject.com.br/knowledge/ticketstopm.
E para o no nosso Tap, que tal aprofundarmos um pouco mais na origem do conhecimento. Estamos transcrevendo na íntegra o conteúdo do Wikipédia sobre conhecimento (Veja no final do post).
Os 5 tipos de conhecimento são:
- Conhecimento humano
- Conhecimento empírico
- Conhecimento filosófico
- Conhecimento teológico
- Conhecimento científico
Segundo Platão, o conhecimento humano integral fica nitidamente dividido em dois graus: o conhecimento sensível, particular, mutável e relativo; e o conhecimento intelectual, universal, imutável, absoluto, que ilumina o primeiro conhecimento, mas que dele não se pode derivar“.
Porque a importância disso, conhecer o que é conhecimento desde a base filosófica. Vamos conversar aqui sobre vários assuntos, e cada abordagem tem uma diretriz.
Não quer dizer que somos adeptos a diretriz A ou B, humano, filosófico, teológico ou técnico. Mas saibamos que eles existem. Talvez você ainda esteja relutante em pensar, Empírico, Humano, Científico tudo bem estudar em projetos, mas Filosófico e Teológico.
Não vai dizer que tem coisas que só Deus explica. Desculpe o trocadilho mas não é isso. Conhecer a origem e a base das informações é tão importante quanto a própria informação. E o maior instrumento gerador de informação, não são os computadores, celulares, Google ou internet. São as pessoas. E para entender pessoas, temos que entender o que as motiva (Psicologia), o que as sustenta (Ciências), em que elas acreditam (Teologia), como elas compreendem o mundo (Filosofia), como elas se relacionam com outros (Sociologia) e com elas mesmas.
A partir dai vamos descobrir informações intrigantes como a origem dos atrasos das equipes em projetos, conflitos em relacionamentos interpessoais, turn over e muitas outras vertentes ligadas a comportamento.
Vamos começar nossas Five Taps com a máxima do Ticket de hoje.
Conhece-te a ti mesmo. Platão (Sócrates)
Então fica ai os 5 tipos de conhecimento.
- Conhecimento humano
- Conhecimento empírico
- Conhecimento filosófico
- Conhecimento teológico
- Conhecimento científico
O conhecimento humano é uma expressão usada para toda a experiência humana adquirida até o momento. É a soma de todos os pensamentos, criações e invenções da mente humana. Incluindo descobertas em diversas áreas da ciência: matemática, literatura, arte, entre outras. Para se ter uma dimensão exata do conhecimento humano, é preciso considerar que ele está em constante expansão, desde o início da humanidade, e tem aspectos filosóficos e científicos a serem considerados para a apreensão de seu conceito.
O conhecimento empírico surge da relação do ser com o mundo. Todo ser humano apodera-se gradativamente deste conhecimento, ao passo que lida com sua realidade diária. Não há uma preocupação direta com o ato reflexivo, ocorre espontaneamente. É um conhecimento do tipo abrangente dentro da realidade humana. Não está calcada em investigações.
O conhecimento filosófico surge da relação do homem com seu dia-a-dia, porém preocupa-se com respostas e especulações destas relações. Não é um conhecimento estático, ao contrário sempre está em transformação. Considera seus estudos de modo reflexivo e crítico. É um estudo racional, porém não há uma preocupação de verificação.
O conhecimento teológico preocupa-se com verdades absolutas, verdades que só a fé pode explicar. O sagrado é explicado por si só. Não há importância a verificação. Acredita-se que o conhecimento é explicado pela religião. Tudo parte do religioso, os valores religiosos são incontestáveis.
O conhecimento científico precisa ser provado. O conhecimento surge da dúvida e comprovado concretamente, gerando leis válidas. É passível de verificação e investigação, então acaba encontrando respostas aos fenômenos que norteiam o ser humano. Usa os métodos para encontrar respostas através de leis comprobatórias, as quais regem a relação do sujeito com a realidade.
Fonte: Wikipédia
E isso é tudo amigos, vamos nos falando nos nosso canais do Tap, Talk e Tickets to PM. Curtam, compartilhem, comentem, fiquem a vontade, estamos entre amigos.
Um grande abraço e obrigado por participar de mais um Tap to PM.
Você precisa fazer login para comentar.